Iniciação Científica e Tecnológica no Campus de Itabaiana

No âmbito dos cursos de graduação, as atividades de pesquisa são incentivadas através dos programas de iniciação científica (PIBIC) e tecnológica (PIBITI). Esses programas têm como principal objetivo mostrar ao aluno o método científico através de projetos de pesquisa com duração de um ano. O acadêmico é estimulado a ingressar na área da pesquisa científica e tecnológica, desenvolvendo atividades orientadas dentro dos projetos e linhas de pesquisa existentes no Campus e na universidade. Para ingressar nos programas de iniciação científica ou iniciação tecnológica, o acadêmico deve ficar atento aos editais publicados pela Universidade e nos projetos individuais de cada departamento. O estudante deve entrar em contato com os docentes orientadores os quais são responsáveis por enviar projetos de pesquisa para concorrer a bolsas na universidade e agências de fomento. Como a inscrição no programa é feita pelo professor orientador, o estudante deve estabelecer contato com os professores que atuam nas áreas de seu interesse para informar-se sobre bolsas ou sobre sua participação voluntária. É através do professor, que participa de um projeto de pesquisa, de inovação e/ou de desenvolvimento tecnológico e que corresponde aos pré-requisitos estabelecidos em edital, que o estudante pode candidatar-se a uma bolsa de iniciação científica ou tecnológica ou como voluntário. Em todas as modalidades de bolsas é necessário que o estudante cumpra uma carga horária de 20 horas semanais e não possua vínculo empregatício.

PIBIC/CNPq

Programa de Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do qual a UCS é instituição integrante. Através da bolsa PIBIC/CNPq, o estudante de graduação ingressa como bolsista em um dos projetos de pesquisa da Instituição. A abertura do edital para essa modalidade de bolsa acontece no mês de maio, com vigência de agosto a julho de cada ano. O valor atual da bolsa é de R$ 400,00 mensais. A avaliação e seleção é realizada por comitê externo do qual fazem parte pesquisadores do CNPq. Há também possibilidade de participação no programa como voluntário.

PIBIC/COPES

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da própria universidade cujos recursos financeiros são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Para concorrer a essa bolsa, além de procurar o orientador, os alunos devem comprovar a situação de vulnerabilidade O valor atual da bolsa é de R$ 400,00 mensais. A bolsa também tem vigência de 12 meses. As inscrições para esta modalidade de bolsa são realizadas mediante publicação de edital anual. Há também possibilidade de participação no programa como voluntário.

PIBITI/CNPq

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq visa estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. A seleção é feita mediante processo seletivo anual. A bolsa tem vigência por um período de 12 meses e atualmente tem valor mensal de R$ 400,00. Há também possibilidade de participação no programa como voluntário.

PBIC/FAPITEC

Programa institucional de bolsas de iniciação científica (PBIC) da Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) no qual o estudante de graduação pode ingressar como bolsista em um dos projetos de pesquisa de um pesquisador do campus. O pesquisador é o responsável por enviar o projeto para concorrer no edital dessa agência de fomento. O edital é anual e a bolsa tem duração de 12 meses. O valor atual da bolsa é de R$ 400,00 mensais.

PIBITI/FAPITEC

Programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBITI) da Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) que visa estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. A seleção é feita mediante processo seletivo anual. A bolsa tem vigência por um período de 12 meses e atualmente tem valor mensal de R$ 400,00.

Projetos de Pesquisa Individuais

O estudante de graduação também pode fazer iniciação científica através da participação em projetos de pesquisa individuais aprovados nos departamentos. Nesse caso, a participação é totalmente voluntária sem remuneração.